Cada ensaio é único. Capta e eterniza aquele exato momento da sua vida. O objetivo do Manoel não é enfeitar ou disfarçar nada, mas resgatar a essência de cada um. Não digo que cada sessão tenha me dado mais coragem ou autoestima, mas, com certeza, me fez bem ao me mostrar tudo aquilo que eu sou. Do que sou capaz. A fotografia é uma arte que retrata a pessoa por inteiro e ganha ainda mais valor por carregar a memória daquele período.
Por isso, cada ida ao estúdio tem tanto valor e possui significados tão diferentes… O primeiro ensaio, há 20 anos, foi um presente de aniversário de 15 anos dado pela minha irmã mais velha. Mais tarde, foi a minha vez de acompanhar a irmã e os sobrinhos. Aos 25, retornei simplesmente pelo desejo de ter aquela sensação novamente e, por fim, fiz uma das sessões mais especiais da minha vida: com o meu marido, às vésperas do casamento.
Além de poder relembrar e me emocionar até hoje ao olhar para as fotos, tive a oportunidade de intensificar a particularidade de cada uma das épocas dedicando esse tempo para mim e para quem eu amo. A chance de degustar com calma e atenção o gostinho de cada momento. Se antes eu pensava em refazer as fotos a cada década, hoje me corrijo: o intervalo não pode superar cinco anos!